Farmácia

O Programa

O Mestrado Profissional em Farmácia da UNIBAN apresenta como objetivo principal capacitar recursos humanos nos conhecimentos e práticas necessárias para pesquisar, desenvolver, validar e controlar a qualidade de insumos farmacêuticos, em especial fármacos e moléculas bioativas. O Programa foi construído a partir da Portaria Capes N° 80 que lançou o desafio nacional de desenvolver uma modalidade de pós-graduação stricto sensu que integrasse o rigor acadêmico de formação e pesquisa com o atendimento da demanda por soluções, que favorecessem o desenvolvimento econômico e social do país, bem como as exigências do mercado de trabalho quanto à formação de profissionais com alto nível de qualificação. O Mestrado Profissional em Farmácia da UNIBAN tem, portanto, a perspectiva de qualificar profissionais para a área produtiva de uma sociedade com urgência de inovações que contribuam para o equacionamento de questões de natureza tecnológica ou social. A estrutura do Programa

O corpo docente do Programa é formado por pesquisadores-doutores com produção científica-tecnológica nas áreas de Prospecção e Síntese de Produtos Naturais e Moléculas Bioativas, além das diversas áreas complementares de avaliação biológica destes compostos. Por envolver profissionais das diversas áreas do conhecimento que se integram à cadeia tecnológica do desenvolvimento de fármacos, este Programa tem caráter multidisciplinar, integrando profissionais farmacêuticos, químicos, biomédicos, biólogos e de áreas afins. Além disso, o Programa conta com infra-estrutura e equipamentos adequados para o desenvolvimento, a validação e o controle de qualidade, desde a obtenção de insumos até a fase pré-clínica de análise de atividade biológica. Estando localizado em uma das principais regiões produtoras de medicamentos do Brasil, o Programa apresenta como meta principal efetuar a interface entre a Universidade e a Empresa, por favorecer o desenvolvimento de pesquisas aplicadas de interesse industrial e aperfeiçoar o profissional que pretende atuar, ou já exerce atividade, relacionada com a produção de fármacos e com o desenvolvimento de produtos e processos inovadores, além da qualificação da formação profissional para a Indústria e o Ensino.

Objetivos

São objetivos do Mestrado Profissional em Farmácia da UNIBAN efetuar a interface entre a Universidade e as Empresas Farmacêuticas, através de pesquisas aplicadas para a resolução de problemas e desenvolvimento de produtos, aperfeiçoando o graduado em atividades relacionadas com a área farmacêutica, como obtenção de novos insumos farmacêuticos, desenvolvimento de produtos, determinação da atividade biológica e toxicidade, validação de métodos, controle de qualidade e gestão de projetos. Visa capacitar recursos humanos nos conhecimentos e técnicas necessárias para pesquisar, analisar, desenvolver, validar e controlar a qualidade de insumos farmacêuticos, em especial fármacos e moléculas bioativas. O egresso do mestrado profissional também estará apto para atuar na docência do ensino superior.

Área de Concentração
Farmácia: Produtos naturais e sintéticos bioativos

Este programa, construído a partir de um grupo de docentes pesquisadores na área de química de Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos, foi e está continuamente sendo estruturado quanto ao corpo docente, estrutura curricular, infra-estrutura e gestão administrativa, para um enfoque profissional buscando atender a demanda existente no mercado farmacêutico industrial do Brasil, quanto ao apoio técnico e científico para o desenvolvimento de produtos e processos de uma Indústria em pleno crescimento em um mundo globalizado altamente competitivo; e o aperfeiçoamento qualificado da formação do profissional inserido na Indústria. Para atingir este objetivo o corpo docente do Programa é formado por pesquisadores-doutores com produção científica-tecnológica nas áreas de Prospecção e Síntese de Produtos Naturais e Moléculas Bioativas, além das diversas e complementares áreas de avaliação biológica destes compostos. Os docentes, apresentam formação básica em Farmácia, Química, Biomedicina e Ciências Biológicas, caracterizando um Programa com forte interdisciplinaridade, mas sempre com foco no desenvolvimento de produtos e processos farmacêuticos a partir de produtos naturais e sintéticos bioativos. Estes profissionais, em suas carreiras acadêmicas, seguiram caminhos que convergiram para a aplicação do conhecimento gerado na ciência básica, em especial na área farmacêutica, de forma a permitir uma complementação, e não uma sobreposição, nas etapas de desenvolvimento de produtos farmacêuticos a partir de Produtos Naturais e Sinteticos.

Público Alvo
Alunos graduados nas áreas de: Farmácia, Química, Biologia, Biomedicina, Bioquímica, Licenciatura em Química, Licenciatura em Biologia, Medicina Veterinária e os profissionais que já atuam no mercado em áreas afeitas ou correlatas, com formação acadêmica de nível superior.

Tour Virtual
www.sferica.com.br

Linhas de Pesquisa

Identificação e Validação Química de Insumos Farmacêuticos.

Nesta linha de pesquisa concentram-se as atividades químico-farmacêuticas com enfoque na obtenção e qualificação de princípios ativos dos medicamentos dentro das abordagens da síntese orgânica e inorgânica e a exploração dos produtos de origem natural. Dessa maneira, engloba a síntese e purificação de princípios ativos sintéticos, bem como a identificação e caracterização molecular por técnicas físico-químicas, e estudo da reatividade dos sistemas e produtos obtidos. Esta abordagem é complementada pelas atividades de extração de metabólitos de origem natural e suas caracterizações, assim como métodos de separação e purificação de substâncias naturais, e a caracterização de fitocomplexos. Ensaios e Avaliação Biológica de Insumos Farmacêuticos. Esta linha visa a utilização de modelos biológicos, voltados para os testes de eficácia de novas substâncias e os processos de validação biológica de fármacos e de produtos farmacêuticos em desenvolvimento. Entre os ensaios utilizados estão incluídos os testes in vitro de citoxocicidade, antioxidantes, atividade antimicrobiana e de biologia molecular. Entre os ensaios in vivo incluem-se aqueles realizados com animais de experimentação, onde são avaliados os principais parâmetros que norteiam a escolha do melhor modelo animal e das técnicas histopatológicas e imunohistoquímicas, além de técnicas histológicas convencionais, analisando e relacionando ao tipo de droga e à patologia a ser estudada, obedecendo à similaridade filogenética e os riscos inerentes à extrapolação dos modelos aos seres humanos.

Corpo Docente

Claudete Justina Valduga - Currículo Lattes

Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), mestrado em Química, área de Síntese Orgânica, pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), doutorado em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo (2000), doutorado sanduíche em Catálise Química na Síntese de Fármacos pela Universidade C'Foscari de Veneza (1999) e pós-doutorado em Farmácia, pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é docente do programa de pós-graduação da Universidade Bandeirante Anhanguera. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Orgânica e Farmácia, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese e modificação estrutural de compostos bioativos, câncer, emulsões lipídicas como transportadoras de fármacos para tratamento de doenças que envolvem processos proliferativos.



José Agustín Pablo Quincoces Suárez - Currículo Lattes

Possui graduação em Química pela Universidade Merseburgo Alemanha (1970), graduação em Química pela Universidade Merseburgo Alemanha (1970), mestrado em Química Analítica pela Universidade Merseburgo Alemanha (1974) e doutorado em Química Orgânica - Universitaet Rostock (1977). Atualmente é professor doutor da Universidade Bandeirante Anhanguera. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese de derivados prenilados, síntese de fenóis polifuncionais com propriedades antitumorais, antiparasitária, antioxidante, antiinflamatória e antimicrobiana, síntese de heterociclos potencialmente bioativos pela via push-pull.



Luis Carlos Marques - Currículo Lattes

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (1986), especialização em Fitoterapia pela Escola de Saúde Pública do Paraná (1987), mestrado em Botânica, área de Plantas Tóxicas e Medicinais, pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1998). Atuou como docente da disciplina de Farmacognosia na Universidade Estadual de Maringá (1989-2006) e como Diretor de Assuntos Fitoterápicos na empresa Apsen Farmacêutica (2004-2008). Atualmente é docente do Mestrado Profissional em Farmácia e da disciplina de Farmacognosia da Universidade Bandeirante Anhanguera. Tem experiência na área de Farmacobotânica, de Legislação Sanitária de Fitoterápicos, em Toxicologia pré-clínica de produtos fitoterápicos e em Farmacologia do Sistema Nervoso Central, com ênfase em fitoterápicos adaptógenos.Márcia Regina Machado dos Santos - Currículo Lattes

Possui graduação em Ciências Biomédicas pela Universidade Federal de São Paulo (1976) e Doutorado em Microbiologia, Imunologia e Parasitologia (com ênfase em Biologia Molecular de Parasitas) pela Universidade Federal de São Paulo (1998). Tem Pós-doutorado em Organização do Genoma de Trypanosoma cruzi e Análise de Genomas e Proteomas de Microorganismos patogênicos. É COORDENADORA do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia na Universidade Bandeirante Anhanguera. Tem experiência na área de Parasitologia Molecular, com ênfase em Protozoologia Parasitária Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: Trypanosoma cruzi, Projetos genomas, Metodologia de análise de genomas e proteomas, Clonagem e sequenciamento de genes, regulação da expressão de genes e expressão de genes em sistemas heterólogos para obtenção de proteínas recombinantes



Maria Cristina Marcucci Ribeiro - Currículo Lattes

Possui graduação em Química pela Universidade Estadual de Campinas e Doutorado em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas. Fez um pós-doutoramento no Núcleo de Medicina e Cirurgia Experimental da Faculdade de Medicina da Unicamp, trabalhando com cromatografia líquida. Realizou um pós-doutorado no Laboratório de Fitoquímica do Centro de Edafología y Biologia Aplicada del Segura, Murcia, SCIC, Espanha. É professora de cursos de graduação da Universidade Bandeirante Anhanguera, atuando também no Programa de Mestrado Profissional em Farmácia, na mesma instituição. Tem experiência de pesquisa na área de Química, com ênfase em Química de Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: composição química, atividade antibacteriana e antioxidante de produtos apícolas e fitoterápicos. Tem experiência em desenvolvimento e validação de métodos cromatográficos (CLAE) aplicados a produtos apícolas e fitoterápicos. Atualmente vem orientando alunos de graduação em trabalhos de conclusão de curso sobre análise fisico-química e microbiológica de água e solo.



Niraldo Paulino - Currículo Lattes

Possui mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor doutor tempo integral da Universidade Bandeirante Anhanguera e coordenador do Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Biomedicamentos (BIOMED) na UNIBAN. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Bioquímica e Molecular, atuando principalmente na área de prospecção e pesquisa de bioativos e desenvolvimento de fitomedicamentos e fitoterápicos. Avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).



Paulo Celso Pardi - Currículo Lattes

É graduado em Ciências Biológicas-Modalidade Médica pela Universidade de Mogi das Cruzes (1987) com habilitação em Anatomia Patológica e Citodiagnóstico, Mestrado em Morfologia pela Universidade Federal de São Paulo (1992) e Doutorado em Ciências ( Área: Morfologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2000). Tem experiência na área de Morfologia, com ênfase em Histologia, Morfometria e Patologia Experimental. Possui experiência na Direção e Coordenação de Centros, na Coordenação de Cursos, na estruturação de laboratórios de pesquisa e na administração acadêmica com foco na gestão de processos de pesquisa, iniciação científica e processos de avaliação. Avaliador Institucional do Instituto de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (INEP).



Regina Mara Silva Pereira - Currículo Lattes

Possui doutorado em Química pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Estágio de doutorado sanduíche pela University of Kent at Canterbury (1994). Atualmente é professor doutor da Universidade Bandeirante Anhanguera. Tem experiência na área de Química. Atuando principalmente nos seguintes temas: cobalto, síntese, cluster.



Sergio de Mendonça - Currículo Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1985), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1994) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente é professor de Microbiologia e docente do Mestrado Profissional em Farmácia da Universidade Bandeirante Anhanguera - UNIBAN. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Biologia molecular e Fisiologia dos Microorganismos, atuando principalmente nos seguintes temas: Helicobacter pylori, avaliação de atividade antimicrobiana de produtos naturais e sintético bioativos, Mecanismos de resistência bacteriana e Controle de qualidade microbiológico.



Susana Nogueira Diniz - Currículo Lattes

Possui graduação em Ciências Biológicas, bacharel em Microbiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Bioquímica (1996) e doutorado em Imunologia (2001) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui pós-doutorado em inflamação pelo Instituto Ludwig de Pesquisa sobre o Câncer (2004) e foi bolsista de produtividade atuando na área de Imunogenética pela Universidade Federal de São Paulo (2008). Atualmente é professor doutor da Universidade Bandeirante de São Paulo. Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em imunologia molecular e mecanismos epigenéticos de regulação gênica em células do sistema imune, atuando nos seguintes temas: Linfócitos, regulação da expressão gênica, metilação do DNA, metodologias de análise em larga escala de genomas e transcriptomas, PCR em tempo real, clonagem e sequenciamento de genes.

Grupos de Pesquisa

Avaliação Biológica e/ou Molecular da Atividade de Substâncias Bioativas
dgp.cnpq.br

Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento de Biomedicamentos (BIOMED)
dgp.cnpq.br

Quimica de compostos de coordenação
dgp.cnpq.br

Química de Produtos Naturais
dgp.cnpq.br

Síntese Orgânica
dgp.cnpq.br

Projetos de Pesquisa

Claudete Justina Valduga
2009 - 2013Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fluidos Complexos INCT-FCx - Subprojeto: DESENVOLVIMENTO DE UMA FORMULAÇÃO VIA ORAL BASEADA EM EMULSÃO PARA LEISHMANIOSE COMBINANDO OS FÁRMACOS MILTEFOSINE E ITRACONAZOL: ESTUDO IN VITRO E IN VIVO
Descrição: A constituição do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fluidos Complexos (INCT-FCx) tem a missão de congregar profissionais das áreas de física (incluindo a biofísica), química (incluindo a bioquímica), biologia, imunologia, medicina, odontologia e matemática, em torno de problemas que requeiram um enfoque multidisciplinar. O INCT-FCx elegeu três grandes famílias de fluidos complexos como objeto de estudo devido às suas características fundamentais que permitem uma integração de diferentes especialidades em sua abordagem: os cristais líquidos, os colóides magnéticos, e os fluidos de interesse biológico (em particular as lipoproteínas). Nesta família em particular, será dado ênfase em lipídios e proteínas, incluindo suas interações, estruturas e funções. Participam no projeto um total de 51 pesquisadores, envolvendo 19 instituições (USP/SP, USP/Ribeirão Preto, UNIBAN, UFPB, UNIFESP, UFPE, IIEPAE, UEL, UFRGS, FOSJC/UNESP, ICE/UFMG, UFOP, IBU, UEPG, UEMUFSC, UFRJ, FIS/AL), 22 departamentos.
Situação: Em andamento.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado profissionalizante ( 2).
Integrantes: Márcia R. Machado dos Santos - Integrante / Antonio Martins Figueiredo Neto - Coordenador / Claudete Justina Valduga - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2.

2008 - 2010 Síntese, Formulação e Avaliação dos Efeitos Biológicos de Fenóis Polifuncionalizados Altamente Conjugados
Descrição: Em estudos prévios, o HB1 (1,5-diaril-1,4-pentadien-3-ona) e o Q40 (benzoato de 4-Cloro-4-(2-hidroxi-fenil)-1,3-butadieno-1,1-dicarbonitrila) apresentaram atividade citotóxica elevada frente a várias linhagens celulares tumorais, sendo que o Q40 foi pronunciadamente maior, inclusive às células controle (fibroblastos). A proposta é sintetizar vários análogos destes compostos, avaliar a ação citotóxica contra várias linhagens tumorais e selecionar os melhores análogos para estudos pré-clínicos. Foram sintetizados vários princípios ativos com atividade antitumoral promissora, de acordo com testes in vitro contra linhagens de células tumorais. Também foram avaliadas as propriedades farmacológicas, como farmacocinética e biodistribuição de um dos compostos que se encontra em fase mais avançada de estudos biológicos.
Situação: Concluído;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 7) / Mestrado profissionalizante ( 2).
Integrantes: Durvanei, A. Maria - Integrante / José Agustin Quincoces Suárez - Integrante / Paulo C. Pardi - Integrante / Claudete Justina Valduga - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Número de produções C, T & A: 21 / Número de orientações: 11.

2006 - 2009 Síntese de Princípios Ativos, Latenciação e Formulações Dirigidas
Situação: Concluído;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1).
Integrantes: Claudete Justina Valduga - Coordenador.
Isis Amaral Zainaghi Arvati

2011 - 2012 Estudos Biofarmacêuticos de solubilidade e permeabilidade para a produção de medicamentos contendo flavonóides
Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Isis Amaral Zainaghi Arvati - Coordenador.
2010 - 2012Monitorização terapêutica de fármacos antiepiléticos em pacientes adultos
Descrição: A proposta do presente estudo é a monitorização das concentrações plasmáticas da oxcarbazepina e topiramato, empregados no tratamento medicamentoso de pacientes adultos em tratamento no Hospital das Clínicas da USP e a avaliação de parâmetros bioquímicos relacionados com as condições hepáticas e renais dos pacientes. Para a análise plasmática das substâncias monitoradas será desenvolvida e validada metodologia bioanalítica por cromatografia gasosa e microextração em fase sólida.
Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Isis Amaral Zainaghi Arvati - Coordenador.
José Agustín Pablo Quincoces Suárez

2011 - 2013 Síntese de fenóis polifuncionais e seus derivados bioativos
Descrição: Este projeto está baseado nos resultados biológicos dos projetos de pesquisa FAPESP: 2001/03756-1 e 2004/11351-0 exibidos por fenóis polifuncionais e seus derivados. O composto 4-5-4-hidroxi-3-metoxifenil-3-oxo-penta-1,4-dienil-2-metoxi-fenolato de sódio, DM1 mostra-se poderoso agente antitumoral contra câncer de mama e melanoma. Também foi identificada sua excelente ação como agente adjuvante potencializador da atividade anticancerígena de quimioterápicos comerciais, como potente agente antimetástatico e antimutagénico e protege e estimula a medula óssea. Por esta razão planejamos realizar os seguintes estudos com o DM1: estudo analgésico in vivo em roedores.Também serão sintetizadas neste projeto novas acetofenonas substituidas e seus derivados tomando como padrão de referência antitumoral a 2-hidroxi-5-(3-metilbut-2-enil)acetofenona. Além disso, está prevista a síntese de 1,4-pentadien-3-onas a partir de reações de fenóis iodados polifuncionais e alcinos terminais aromáticos na presença de diversos catalisadores de paládio. Os compostos serão purificados e suas estruturas serão determinadas mediante métodos espectroscópicos de análise e análise elementar quantitativa. Finalmente serão determinadas as propriedades antitumorais, antioxidantes, analgésicas, anti-inflamatórias. Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 4) / Mestrado profissionalizante ( 1) .
Integrantes: Niraldo Paulino - Integrante / Paulo Celso Pardi - Integrante / Maria Cristina Marcucci - Integrante / Susana Diniz - Integrante / José Agustín Pablo Quincoces Suárez - Coordenador.

2008 - AtualInstituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação Farmacêutica
Descrição: Este projeto forma parte da Rede de Pesquisa em Farmácia, da qual formo parte.
Situação: Em andamento;Natureza: Outra.
Integrantes: José Agustín Pablo Quincoces Suárez - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2004 - 2009 Síntese de Heterociclos prenilados a partir de Produtos Naturais
Descrição: Partindo de fenóis polifuncionais e derivados foi planejada a síntese de compostos naturais aromáticos prenilados e seus derivados, bem como a síntese de heterociclos derivados de produtos naturais (fenóis polifuncionais existentes na Propólis brasileira e plantas) empregando a via sintética push-pull. Também foi planejado o envio dos compostos obtidos para testes antitumorais, antiparasitários, antimicrobianos, antiinflamatórios, etc.
Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Especialização ( 2) / Mestrado profissionalizante ( 3).
Integrantes: Ernesto Estrada - Integrante / Miriam Galvonas Jasiulionis - Integrante / Clizete Martins - Integrante / Alejandro Katzin - Integrante / Daniela Gonçales Rando - Integrante / Durvanei Augusto Maria - Integrante / Paulo Celso Pardi - Integrante / José Agustín Pablo Quincoces Suárez - Coordenador.

Luis Carlos Marques
2011 - 2013 Contribuição ao controle de qualidade de drovas vegetais comercializadas na cidade de São Paulo
Descrição: Este projeto objetiva avaliar drogas vegetais comercializadas em São Paulo, das quais inexistam especificações de qualidade. Pretende-se desenvolver avaliações botânica sistemática, macro e microscópica, testes físico-químicos e fitoquímicos bem como testes biológicos e screening farmacológico.
Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 2) / Mestrado profissionalizante ( 2).
Integrantes: Marcelo S. Pinto - Integrante / Ana Regina Alpiovezza - Integrante / Luis Carlos Marques - Coordenador.
2011 - 2013Avaliação da atividade biológica de óleo medicamentoso de Calendula officinalis
Descrição: Trata-se de um estudo voltado à avaliação biológica de produto oleoso à base de Calendula officinalis, que será estudado em modelos in vitro e in vivo para verificação de potenciais atividades biológicas.
Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 1).
Integrantes: Maria Cristina Marcucci - Integrante / Sérgio de Mendonça - Integrante / Paulo Celso Pardi - Integrante / Cristiano Ricardo dos Santos - Integrante / Luis Carlos Marques - Coordenador.

2010 - 2011 Padronização de metodologia de avaliação da ação anticolinesterásica de fármacos e extratos vegetais
Descrição: Montagem e teste das várias técnicas para avaliação da ação anticolinesterásica, disponibilizando à instituição e demais pesquisadores a utilização da mais apropriada para testes com fármacos e extratos vegetais.
Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1).
Integrantes: Robson Cristiano Lillo Vizin - Integrante / Luis Carlos Marques - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

2010 - 2010 Controle de qualidade farmacognóstico de drogas vegetais: avaliação das folhas de duas espécies de guaco
Descrição: Caracterização farmacognóstica diferenciativa entre as folhas das espécies Mikania laevigata e Mikania glomerata.
Situação: Concluído;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) .
Integrantes: Elias Germano - Integrante / Patrícia Mesquita de Oliveira - Integrante / Luis Carlos Marques - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Bandeirante de São Paulo - Bolsa.

2009 - 2012 Controle de qualidade de óleo medicamentoso de Calendula officinalis
Descrição: Busca-se desenvolver um fitoterápico com validação como cicatrizante, com atividades de controle de qualidade das matérias primas, fatorial para preparação de extratos e controle de qualidade da forma farmacêutica.
Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 1).
Integrantes: Maria Cristina Marcucci - Coordenador / Flávio S. Yassuda - Integrante / Luis Carlos Marques - Integrante.

2009 - 2011 Pesquisa e desenvolvimento de fitoterápicos com ações no sistema nervoso central
Descrição: Avaliação de plantas e produtos com ações no sistema nervoso central (ansiolíticos, antidepressivos, adaptótenos, estimulantes físicos e da memória, etc.), bem como avaliação toxicológica pré-clínica.
Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissionalizante ( 1) .
Integrantes: Cristine R. Miyazaki - Integrante / Luis Carlos Marques - Coordenador.

2008 - 2010 Contribuição ao controle de qualidade da espinheira-santa Maytenus ilicifolia
Situação: Concluído;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado acadêmico ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 1) .
Integrantes: R.A.T. Games - Integrante / Maria Cristina Marcucci - Coordenador / Luis Carlos Marques - Integrante.

Márcia Regina Machado dos Santos
2006 - 2009 Modulação da expressão genica de microorganismos patogênicos
Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 5) / Mestrado profissionalizante ( 1) .
Integrantes: Marcia Regina Machado dos Santos - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Bandeirante de São Paulo - Auxílio financeiro.

2003 - 2006 Projeto Temático FAPESP nº 02/13705-8
Descrição: Bases Moleculares da infecção pelo T. cruzi: Análise dos mecanismos envolvidos e comparação das duas linhagens filogenéticas distintas do parasita.
Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Doutorado ( 1).
Integrantes: Jose Franco da Silveira Filho - Integrante / Nobuko Yoshida - Coordenador / Roberto Rudge de Moraes Barros - Integrante / Marcia Regina Machado dos Santos - Integrante.

Maria Cristina Marcucci Ribeiro
2011 - 2012 Desenvolvimento de medicamento de uso tópico contendo calêndula e óleo de girassol para tratamento de úlceras de pressão
Descrição: Controle de qualidade das matérias primas droga vegetal calêndula e de óleo de girassol;Extração dos princípios ativos da calêndula empregando-se óleo de girassol segundo modelo fatorial de parâmetros extrativos;Controle de qualidade físico-químico dos extratos obtidos no modelo fatorial para geração de especificações ao óleo medicamentoso;Desenvolvimento de método para avaliação do teor de flavonóides da calêndula extraídos no óleo de girassol por método analítico adequado;Indicação, do conjunto de dados obtidos, dos parâmetros extrativos adequados à produção industrial do óleo medicamentoso de calêndula;Avaliação dos efeitos antioxidante e antimicrobiano do óleo medicamentoso de calêndula;Estudo dos efeitos cicatrizantes do óleo medicamentoso de calêndula em animais de experimentação;Execução ou contração por terceiros do Estudo Clínico de Segurança e Eficácia.
Situação: Em andamento;Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissionalizante ( 2) .
Integrantes: Luis Carlos Marques - Integrante / Maria Cristina Marcucci Ribeiro - Coordenador.
Financiador(es): Natulab Laboratório Farmacêutico - Auxílio financeiro.

2010 - 2014 Desenvolvimento de produtos com mel e própolis tipificada
Descrição: Estão sendo desenvolvidos produtos a base de própolis tipificada, mel e extratos vegetais para serem empregados na indústria alimentícia e farmacêutica.
Situação: Em andamento;Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Especialização ( 0) / Mestrado acadêmico ( 0) / Mestrado profissionalizante ( 0) / Doutorado ( 0) .
Integrantes: Sergio de Mendonça - Integrante / Maria Cristina Marcucci Ribeiro - Coordenador.
Financiador(es): Novo Mel Biotecnologia - Cooperação.

2010 - 2011 Desenvolvimento e validação de método analítico para um fitoterápico composto de quatro extratos vegetais
Descrição: O projeto trata do desenvolvimento de serviços técnicos especializados em parceria com uma indústria farmacêutica, consistentes na extração, isolamento, purificação e caracterização de marcadores para os extratos fluidos, bem como o desenvolvimento e validação da metodologia de análise dos extratos fluidos e do produto acabado (fitoterápico).
Situação: Em andamento;Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Especialização ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 1) .
Integrantes: Luis Carlos Marques - Integrante / Maria Cristina Marcucci Ribeiro - Coordenador.
Financiador(es): Belfar - Auxílio financeiro.Número de orientações: 1.

1998 - Atual Isolamento e identificação de compostos da própolis vermelha
Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa.
Integrantes: N Paulino - Integrante / A C H F Sawaya - Integrante / Estela Maria Novak - Integrante / Sergio de Mendonça - Integrante / Maria Cristina Marcucci Ribeiro - Coordenador.
Currículo Lattes

Niraldo Paulino

2011 - Atual Estudo do efeito e da sinalização antiinflamatória do composto sintético DM-1
Descrição: O projeto avalia a atividade antiinflamatória, in vivo e in vitro, através de vários modelos farmacológicos e imunológicos e investiga a sinalização celular responsável pelo efeito, imunomodulador e antiinflamatório, do composto DM-1 sobre liinhagens celulares específicas.
Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Paulo Celso Pardi - Integrante / José Agustín Pablo Quincoces Suárez - Integrante / Suzana Nogueira Diniz - Integrante / Ivair Donizete Gonçalves - Integrante / Niraldo Paulino - Coordenador.

2011 - Atual Estudo do efeito e da sinalização antiinflamatória do composto sintético DM-1
Descrição: O projeto avalia a atividade antiinflamatória, in vivo e in vitro, através de vários modelos farmacológicos e imunológicos e investiga a sinalização celular responsável pelo efeito, imunomodulador e antiinflamatório, do composto DM-1 sobre liinhagens celulares específicas.
Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Paulo Celso Pardi - Integrante / José Agustín Pablo Quincoces Suárez - Integrante / Suzana Nogueira Diniz - Integrante / Ivair Donizete Gonçalves - Integrante / Niraldo Paulino - Coordenador.

2010 - 2011 Cosméticos orgânicos: desenvolvimento e avaliação da estabilidade de emulsões acrescidas do extrato padronizado em flavonóides totais de Physalis angulata L.
Descrição: O projeto tem como objetivo a pesquisa e desenvolvimento de um cosmético orgânico a base de Physalis angulata L., estabelecendo para isso a metodologia para a certificação de fornecedores orgânicos baseadas na legislação internacionalmente aceita, na obtenção de extrato de P. angulata L. padronizado em flavonoides totais, validando a metodologia analítica de controle de qualidade e desenvolvendo a forma farmacêutica de creme hidratante cosmético contendo esse extrato padronizado.
Situação: Concluído;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissionalizante ( 1) .
Integrantes: Fernando Mateus Scremin - Integrante / Niraldo Paulino - Coordenador.

2010 - Atual Aperfeiçoamento farmacotécnico para a avaliação de resultados da eficácia de uma preparação de creme dental contendo própolis verde titpificada
Descrição: O projeto pretende aperfeiçoar a formulação de creme dental para o público infanto-juvenil, padronizando a técnica de preparo farmacotécnico, estabelecendo os padrões de qualidade para a formulação e avaliando a eficácia in vitro sobre patógenos da cavidade bucal.
Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissionalizante ( 1) .
Integrantes: Carolina Montovan Monteiro - Integrante / Niraldo Paulino - Coordenador.

2009 - 2011 DESENVOLVIMENTO DE BIOMEDICAMENTOS PARA USO ODONTOLÓGICO CONTENDO EXTRATO DE PRÓPOLIS TIPIFICADO
Descrição: A própolis é uma substância natural produzida pelas abelhas, coletada pelos apicultores e amplamente utilizada pela população para o tratamento de inúmeras doenças. Atualmente inúmeros relatos científicos descrevem as propriedades biológicas da própolis, tais como: antibacteriana, antivirais, antifúngica, antiparasitária, analgésica, antiinflamatória, imunomoduladoras, cicatrizantes, antitumorais, antioxidantes, entre outras. O objetivo do presente projeto é o desenvolvimento de produtos a base de própolis para uso odontológico, preferencialmente utilizando amostras de própolis coletadas em nossa região. Essas formulações serão avaliadas através de métodos farmacológicos e farmacotécnicos para se assegurar a qualidade do produto acabado bem como a sua eficácia. A partir dessas formulações o grupo de pesquisa deverá submeter a patente no INPI e fomentar a utilização industrial dessas formulações, bem como a divulgação dos resultados através dos veículos científicos para validar e difundir as informações técnicas dos produtos. Serão desenvolvidas e avaliadas uma solução aquosa contendo extrato de própolis para o tratamento e lavagem do canal dentário em biobulbopulpectomia, uma solução aquosa contendo extrato de própolis para a prevenção da cárie e gengivites, uma pasta contendo extrato de própolis para tratamento do canal dentário.
Situação: Concluído;Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissionalizante ( 1) .
Integrantes: Carolina Montovan Monteiro - Integrante / Niraldo Paulino - Coordenador.
Número de orientações: 1.

2009 - 2011 VALIDAÇÃO DE MÉTODOS ANALÍTICOS, ESTUDOS DE ESTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO DE UMA SUSPENSÃO CONTENDO DEFLAZACORTE
Descrição: O deflazacort é um glicocorticóide derivado da prednisolona disponível na forma de comprimidos e suspensão oral. Métodos de quantificação são descritos apenas para avaliação do fármaco em comprimidos, e monografias farmacopéicas são inexistentes para o fármaco. Estudos da estabilidade do fármaco são igualmente escassos na literatura. O objetivo deste trabalho é desenvolver e validar, métodos analíticos para quantificação e estudos de estabilidade do deflazacort em solução oral, e estudo da atividade antiinflamatória do DFZ e seu principal produto de degradação e desenvolver uma formulação para uso oral em pediatria contendo DFZ. Serão desenvolvidos métodos por cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) e espectrofotometria na região do visível. Os estudos de estabilidade serão acompanhados por CLAE e cromatografia em camada delgada. Outras técnicas como espectrofotometria na região do infravermelho (IV), Calorimetria exploratória diferencial (DSC) e Termogravimetria (TG) serão igualmente utilizadas. A atividade antiinflamatória será investigada em modelos in vivo e in vitro, e a formulação será desenvolvido para uso oral em pacientes pediátricos.
Situação: Concluído;Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Doutorado ( 1) .
Integrantes: Amarilis Scremin - Coordenador / Niraldo Paulino - Integrante.
Número de produções C, T & A: 2.

2009 - 2010 DESENVOLVIMENTO DE APITERÁPICOS CONTENDO PRÓPOLIS VERMELHA E VERDE: CÁPSULAS GELATINOSAS
Descrição: O desenvolvimento de um medicamento é o resultado de esforços em várias áreas do conhecimento. A etapa tecnológica, que tem como finalidade permitir e facilitar a administração de fármacos em humanos, composta pelas atividades de desenvolvimento da forma farmacêutica em escala de bancada, inicia-se com a atividade de pré-formulação. A mesma permite verificar, antes do início de desenvolvimento, incompatibilidades que poderão comprometer a eficácia e segurança do ativo. As cápsulas duras, juntamente com os comprimidos, são as formas mais correntes de administração oral de medicamentos. As cápsulas de gelatina dura apresentam boa proteção ao fármaco, podem mascarar características organolépticas indesejáveis e apresentam boa biodisponibilidade se comparadas às outras formas farmacêuticas sólidas (PETRY et al., 1998). Hoje, sabe-se que essa forma farmacêutica, além de promover um incremento da biodisponibilidade, quando comparada aos comprimidos, se constitui em um método simples de se obter diferentes perfis de liberação a partir de uma dose unitária. A preparação das cápsulas gelatinosas duras, portanto, consiste no preenchimento dos invólucros. (ANSEL, POPOVICH, ALLEN JR, 2000). As propriedades das atividades biológicas da própolis estão cada vez mais em evidência devido ao crescente número de pesquisas e por isso há a necessidade de maiores estudos sobre a mesma. A própolis é uma substância elaborada pelas abelhas a partir da coleta de resinas de plantas. Neste projeto, após a etapa de pré-formulação no qual será traçadas as características físico-químicas dos extratos tipificados de própolis vermeha e propólis verde e a definição e caracterização dos adjuvantes, que permitirão a elaboração da forma farmacêutica cápsula e estes por definição devem ser inertes do ponto de vista farmacológico e químico, será elaborada uma formulação com a finalidade de estudos futuros da etapa farmacológica do medicamento.
Situação: Concluído;Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissionalizante ( 1) .
Integrantes: Priscila Vautier - Integrante / Niraldo Paulino - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1.

2009 - 2010 DESENVOLVIMENTO FARMACOTÉCNICO DE CÁPSULAS CONTENDO MISTURA DE EXTRATOS TIPIFICADOS DE PRÓPOLIS VERMELHA E VERDE
Descrição: O desenvolvimento de um medicamento é o resultado de esforços em várias áreas do conhecimento. A etapa tecnológica, que tem como finalidade permitir e facilitar a administração de fármacos em humanos, composta pelas atividades de desenvolvimento da forma farmacêutica em escala de bancada, inicia-se com a atividade de pré-formulação. A mesma permite verificar, antes do início de desenvolvimento, incompatibilidades que poderão comprometer a eficácia e segurança do ativo. As cápsulas duras, juntamente com os comprimidos, são as formas mais correntes de administração oral de medicamentos. As cápsulas de gelatina dura apresentam boa proteção ao fármaco, podem mascarar características organolépticas indesejáveis e apresentam boa biodisponibilidade se comparadas às outras formas farmacêuticas sólidas (PETRY et al., 1998). Hoje, sabe-se que essa forma farmacêutica, além de promover um incremento da biodisponibilidade, quando comparada aos comprimidos, se constitui em um método simples de se obter diferentes perfis de liberação a partir de uma dose unitária. A preparação das cápsulas gelatinosas duras, portanto, consiste no preenchimento dos invólucros. (ANSEL, POPOVICH, ALLEN JR, 2000). As propriedades das atividades biológicas da própolis estão cada vez mais em evidência devido ao crescente número de pesquisas e por isso há a necessidade de maiores estudos sobre a mesma. A própolis é uma substância elaborada pelas abelhas a partir da coleta de resinas de plantas. Neste projeto, após a etapa de pré-formulação no qual será traçadas as características físico-químicas dos extratos tipificados de própolis vermeha e propólis verde e a definição e caracterização dos adjuvantes, que permitirão a elaboração da forma farmacêutica cápsula e estes por definição devem ser inertes do ponto de vista farmacológico e químico, será elaborada uma formulação com a finalidade de estudos futuros da etapa farmacológica do medicamento.
Situação: Concluído;Natureza: Desenvolvimento.
Integrantes: Niraldo Paulino - Coordenador.

2008 - 2009 AVALIAÇÃO DA TOXICOLOGIA PRÉ-CLÍNICA DA PRÓPOLIS VERMELHA DO BRASIL
Descrição: A própolis é uma resina natural produzida pelas abelhas com inúmeras atividades biológicas. Recentemente foi descoberta uma nova variedade de própolis no nordeste do Brasil com intensa atividade antitumoral, todavia poucos dados químicos e toxicológicos foram publicados a cerca desta própolis. Este projeto tem como propósito, avaliar a toxicologia pré-clínica da amostra padronizada de própolis vermelha, e investigar a segurança terapêutica baseada na legislação farmacêutica RE nº90 de 16 março de 2004. Para isso, serão utilizados camundongos tratados pela via oral, nos quais serão determinados: 1. DL50 (dose letal 50%);2. sinais de toxicidade sistêmica incluindo: alteração da locomoção, freqüência respiratória, pilo ereção, diarréia, sialorréia, alteração do tônus muscular, hipnose, convulsões, hiperexcitabilidade do sistema nervoso central, contorções abdominais, número de animais mortos com possível causa de morte, alterações comportamentais, variação do peso corpóreo (semanal), consumo de alimento e água (semanal);3. sinais de toxicidade hematológica e bioquímica: hemograma completo, análises bioquímicas de sangue (sódio, potássio, gama-glutamiltranspeptidase, aminotransferases, fosfatase alcalina, uréia, creatinina, ácido úrico, colesterol, triglicerídeos, glicose, proteínas totais e bilirrubina);4. sinais de toxicidade celular: exames anatomopatológicos e exames histopatológicos do fígado, rins e coração dos animais que receberão a maior dose de extrato de própolis. Após a avaliação global dos resultados, será realizada a compilação dos dados individuais e análise estatística dos parâmetros toxicológicos do extrato padronizado da própolis vermelha.
Situação: Concluído;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissionalizante ( 1).
Integrantes: Naiara Carvalho Rodrigues - Integrante / Niraldo Paulino - Coordenador.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1.

2006 - Atual Desenvolvimento de um produto natural para a área da saúde: Solução nasal antisséptica a base de própolis vermelha
Descrição: O projeto descreve a metodologia para a obtenção do extrato padronizado de própolis vermelha bem como o desenvolvimento e preparo farmacotécnico de uma solução antisséptica nasal contendo própolis padronizada.
Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissionalizante ( 1).
Integrantes: Leticia Elias Casagrande Flores - Integrante / Niraldo Paulino - Coordenador.

Paulo Celso Pardi

2010 - 2013 Avaliação de Produtos Naturais e Sinteticos como meio de contraste em imagenologia
Descrição: Investigação 'in vivo' e 'in vitro' da radiopacidade de produtos naturais e sintéticos como meio de constraste para os exames de radiologia, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 3).
Integrantes: Rodrigo Martins da Rosa - Integrante / Luis Carlos Trento - Integrante / Erik da Silva Lima - Integrante / Paulo Celso Pardi - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Bandeirante de São Paulo - Bolsa.

2009 - 2011 Avaliação da Toxicidade in vivo em animais de experimentação após administração de compostos fenólicos polifuncionais e seus derivados
Descrição: São realizados estudos de toxicidade aguda e sub-crônica com estes compostos em camundongos, sendo que os mesmos mostraram-se praticamente atóxicos, estamos realizando estudos histopatológicos e histoquímicos para comprovarmos se estes compostos não afetam órgãos e tecidos do organismo por longos períodos de exposição e utilização dos compostos citados acima como possíveis fármacos de uso comercial.Os estudos histopatológicos e histoquímicos serão essenciais também para se verificar em que grau os tumores serão ou não erradicados e se a morte das células tumorais acontecem por apoptose ou outra via em relação aos experimentos pré-clíncos com tumores experimentais.Neste momento a FAPESP e a Universidade Bandeirante de São Paulo preparam um edital para que as empresas farmacêuticas brasileiras ou do exterior com sede no Brasil possam manifestar seu interesse nestes resultados, o que pode permitir o apoio da indústria farmacêutica no desenvolvimento destes princípios ativos como potenciais antitumorais. Por este motivo é de grande importância nesta fase realizar, quanto antes, estes estudos histopatológicos. Objetivos 1.Realizar os estudos histopatológicos e histoquímicos pela administração por longos períodos dos os compostos: 1,5-Bis(4-hidroxi-3-metoxi-fenil)-penta-1,4-dien-3-ona (HB1) e seu sal monossódico, o 4-5-4-hidroxi-3-metoxi-fenil-3-oxo-penta-1,4-dienil-2-metoxi-fenolato de sódio (DM1).
Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: / Mestrado profissionalizante ( 2).
Integrantes: JOSE QUINCOCES - Integrante / GONÇALVES, I.D. - Integrante / AMORIM, F. - Integrante / Paulo Celso Pardi - Coordenador.

2007 - 2008 Estudo sobre o efeito de compostos fenólicos sobre o peso corporeo e sobre determinantes morfológicos e histopatológicos do pulmão, do coração e dos rins de ratos machos e femeas das linhagens Wistar e SHR. 2007
Descrição: A pesquisa com drogas que possam servir de aditivo alimentar e ainda evitar o efeitos indesejados do sobrepeso nos pacientes com hipertensão arterial, constitui-se em um dos maiores mercados na atualidade. Com base nestas observações e na coleta de informações bibliográficas de referência, desenvolvemos um trabalho que consiste na administração de compostos fenólicos, com atividade antioxidante e com ação cardiovascular protetora, em animais sadios e hipertensos. avaliando o ganho ou a perda de peso, a bioquimica e a histologia destes animias durante o tratamento.
Situação: Concluído;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Mestrado profissionalizante ( 2).
Integrantes: SUAREZ, J.A.P.Q - Integrante / GONÇALVES, I.D. - Integrante / AMORIM, F. - Integrante / IKEDA, J. - Integrante / LYRA, T. - Integrante / NAGY,T. - Integrante / Paulo Celso Pardi - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Bandeirante de São Paulo - Bolsa.

2007 - 2008 Avaliação da mutagênese, da genotoxicidade e da toxicidade aguda em ratos ( Rattus norvergicus albinus) tratados com compostos fenólicos com potencial ação antitumoral e antiparasitária
Descrição: O projeto objetiva o estudo das mutações celulares das células sangüíneas pela análise de micronúcleos , as possíveis alterações genéticas identificadas pela técnica de PCR e as alterações histopatológicos dos tecidos pelo tempo de exposição a droga.
Situação: Concluído;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 3) / Mestrado profissionalizante ( 2).
Integrantes: JOSE QUINCOCES - Integrante / DANIELA G. RANDO - Integrante / RETTORI, D. - Integrante / MARIA, D. A. - Integrante / GABRIEL, W. - Integrante / SANTOS, R.P. - Integrante / GONÇALVES, I.D. - Integrante / AMORIM, F. - Integrante / NOGUEIRA, R.A.L - Integrante / PINTO DE OLIVEIRA, W.A - Integrante / Paulo Celso Pardi - Coordenador.
Financiador(es): Universidade Bandeirante de São Paulo - Bolsa.
Número de produções C, T & A: 1 / Número de orientações: 1.
2006 - 2008Avaliação e novas metodologias de ensaios pré-clínicos em modelos biológicos sobre a ação de principios ativos em tumores induzidos e sobre sua biodisponibilidade
Descrição: O presente projeto visa o estudo das técnicas de ensaio biológicos voltados para avaliação histopatológica do comportamento de tumores experimentais e a utilização de técnicas histoquimicas e morfométricas para identificação da ocorrência em órgãos e tecidos de novas drogas.
Situação: Concluído;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado profissionalizante ( 3).
Integrantes: JOSE QUINCOCES - Integrante / RETTORI, D. - Integrante / FERNANDA FAIÃO-FLORES - Integrante / DA0O INADA - Integrante / MARIA, D. A. - Integrante / VALDUGA, C.J. - Integrante / SANTOS, R.P. - Integrante / GONÇALVES, I.D. - Integrante / AMORIM, F. - Integrante / Paulo Celso Pardi - Coordenador
Financiador(es): Universidade Bandeirante de São Paulo - Auxílio financeiro.Número de orientações: 2.

Regina Mara Silva Pereira
2009 - 2012Síntese de compostos cumarínicos contendo metais de transição da primeira série . Avaliação do seu potencial anti parasitário
Descrição: Estudos recentes mostram que as cumarinas apresentam atividade antimicrobiana e antiparasitárias, principalmente contra leishmaniose.Este projeto tem como objetivo síntetizar e caracterizar novos complexos de Zn, Cu, Ni e Fe contendo nitrocumarinas ligadas a metais de transição da primeira série para avaliação do potencial deste novos complexos como antiparasitários em Leishmaniose e mal de Chagas.
Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado profissionalizante ( 1).
Integrantes: Marcia Regina Machado dos santos - Integrante / Francisco Calos de Alcantara - Integrante / Regina Mara Silva Pereira - Coordenador.
Financiador(es): Conselho de pós-graduação e Pesquisa da UNIBAN - Auxílio financeiro.

2002 - 2009 Síntese e caracterização de Complexos de Metais de Transição, Potencialmente Bioativos, contendo flavonóides como ligantes.
Descrição: A coordenação de metais de transição em compostos de potencial farmacológico conhecido tem sido foco de estudos recentes com o intuito de melhorar seu potencial farmacológico. Este projeto consiste em preparar complexos de metais de transição contendo flavonóides de propriedades terapêuticas conhecidas na tentativa de melhorar seu potencial terapêutico.
Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1).
Integrantes: Maria Cristina Marcucci - Integrante / Regina Mara Silva Pereira - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
Sergio de Mendonça

2011 - 2013 Avaliação das Atividades Bactericidas e Antifúngicas de formulações para conservante de alimentos
Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 1) / Mestrado profissionalizante ( 1).
Integrantes: Maria Cristina Marcucci Ribeiro - Integrante / Cristina Eunice Okuyama - Integrante / Roberto Pamplona Rehder - Integrante / Sergio de Mendonça - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.

2011 - 2013 Atividade antibacteriana de uma formulação para aplicação como antiséptico
Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Maria Cristina Marcucci Ribeiro - Integrante / Roberto Pamplona Rehder - Integrante / Sergio de Mendonça - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

2009 - 2011 Compuestos naturales activos sobre cáncer asociado a inflamación crónica, en las áreas gastrointestinal y pulmonar
Situação: Concluído;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado profissionalizante ( 1) .
Integrantes: Luciane Cruz Lopes - Integrante / Arturo San Feliciano - Integrante / Ana M. Lourenço - Integrante / Virginia Motilva - Coordenador / João Ernesto de Carvalho - Integrante / Sergio de Mendonça - Integrante.
Financiador(es): AGENCIA ESPAÑOLA DE COOP131116CIÓN INTERNACIONAL - Cooperação.

2008 - 2010 Prospecção de novos produtos naturais e sintéticos bioativos com atividade antimicrobiana para Helicobacter pylori
Descrição: O objetivo deste estudo, é o de avaliar qualitativamente e quantitativamente a atividade anti-Helicobacter in vitro de extratos etanólicos e suas frações, de plantas de uso medicinal do Brasil, Argentina e Panamá, popularmente utilizadas em infusões para tratamento de sintomas gastrointestinais.
Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado profissionalizante ( 1).
Integrantes: Luciane Cruz Lopes - Integrante / Arturo San Feliciano - Integrante / Paulo C. Pardi - Integrante / Sergio de Mendonça - Coordenador
Número de orientações: 1.

Susana Nogueira Diniz
2011 - 2013 Sintese de fenois polifuncionais e seus derivados bioativos
Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa.
Integrantes: Paulo Pardi - Integrante / maria cristina marcucci ribeiro - Integrante / JOSE AGUSTIN PABLO QUINCOCES SUAREZ - Coordenador / Niraldo Paulino - Integrante / Susana Nogueira Diniz - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

2009 - 2011 Mecanismos de regulação epigenética em células do sistema imune
Situação: Em andamento;Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos: Graduação ( 2) / Mestrado profissionalizante ( 2).
Integrantes: SANSON, G.F.O. - Integrante / A. A. Camargo - Integrante / Susana Nogueira Diniz - Coordenador.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.

Produção do Programa

Produção técnico-científica e de extensãoSUMÁRIO DOS PEDIDOS DE PATENTES NACIONAIS (PI) E INTERNACIONAIS (PCT) DOS DOCENTES

nº do pedidodata do depósitopesquisador responsáveltítulo do pedido
PI 0006272-322/12/2000Profa. Maria Cristina Marcucci RibeiroProcesso de identificação de tipagens da própolis brasileira.
PI 0105471-626/09/2001Profa. Maria Cristina Marcucci RibeiroFormulações à base de própolis para uso odontológico
PI 0207141-028.11.2002Prof. José QuincocesPropriedades antitumorais do 1,5-Bis(4-Hidroxi-3-metoxi-fenil)-penta-1,4-dien-3-ona e seu procedimento de obtenção
PI 0300648-428/02/2003Profa. Maria Cristina Marcucci RibeiroFormulação antibiótica com efeito sinergístico e método para sua preparação
PCT nº 2003/001772003Prof. José QuincocesNew Method for the Preparation of 1,5-Bis(4-Hydroxy-3-methoxy-phenyl)-penta-1,4-dien-3-one and Derivatives with Antitumoral Properties
C 10300648-4
(certificado de adição)
31/08/2005Profa. Maria Cristina Marcucci Ribeiro>Formulação antibiótica com efeito sinergístico aplicada em alcool hospitalar
PI 01806000731727/01/2006Profa. Maria Cristina Marcucci RibeiroComposições medicamentosas a base de própolis brasileira tipificada com atividade leishmanicida e método de tratamento
PI 0602640-006/07/2006Prof. José QuincocesMétodos de obtenção de penta-1,4-dien-3-onas e de cicloexanonas substituídas e derivados com propriedades antitumorais e antiparasitárias, processo para preparar 1,5-Bis-(Aril)-penta-1,4-dien-3-onas alquiladas e aciladas, processo para preparar 4-Nitro-3,5-diaril-cicloexanonas substituídas, processo para preparar 2,6-Dibenzilideno-4-nitro-3,5-diaril-cicloexanonas substituídas, processo para preparar uma mistura formada por quantidades determinadas dos compostos 1,5-Bis(4-hidroxi-3-metoxi-fenil)penta-1,4-dien-3-ona e 1,5-Bis(3-metoxi-4-acetoxi-fenil)penta-1,4-dien-3-ona, compostos e seus usos, composição farmacêutica, método terapêutico para tratamento dos Cânceres e composição sinérgica
PCT 2007/0001752007Prof. José QuincocesMethod to prepare the penta-1,4-dien-3-ones and substituted Cyclohexanones and Derivatives with Antitumoral and Antiparasitic Properties, Process to prepare Alkyl and Acyl 1,5-Bis-(Aryl)-penta-1,4-dien-3-ones, Process to prepare the substituted 4-Nitro-3,5-diaryl-cyclohexanones, Process to prepare the substituted 2,6-Dibenzylidene-4-nitro-3,5-diaryl-cyclohexanones Process to prepare a mixture consisting of specified quantities of the compounds (1,5-Bis(4-Hydroxy-3-methoxy-phenyl)penta-1,4-dien-3-one) and (1,5-Bis(3-Methoxy-4-acetoxy-phenyl)penta-1,4-dien-3-one), the compounds and their uses, pharmaceutical composition, therapeutic method for Cancer Treatment, and synergetic composition
PI 0803375-711/08/2008Prof. José QuincocesCompostos derivados de 4-hidroxi-3-metoxi-benzaldeído, processo de obtenção, composição farmacêutica, uso de um ou mais compostos
PI 0902039-009.06.2009Prof. José QuincocesComposição farmacêutica e uso de composição farmacêutica para o tratamento, profilaxia ou prevenção de doenças neoplásicas em humanos e animais
PI 01808005813317/09/2008Profa. Maria Cristina Marcucci Ribeiro Extratos de própolis vermelha, frações ativas dos extratos, composições farmacêuticas e seu uso
PCT 2009/000375 11.11.2009Prof. José QuincocesPharmaceutical composition and use of the pharmaceutical composition for the treatment, prophylaxis or prevention of neoplastic diseases in humans and animals
PI 01811000035306.01.11Profa. Regina Mara silva PereiraMétodo de obtenção de complexo de coordenação rutina-zinco, complexo rutina-zinco, composições farmacêuticas e/ou cosméticos e seus usos
PI 019950-5 09.08.2012 Profs. Maria Cristina Marcucci RibeiroFormulações Cosméticas e Farmacêuticas a base de Óleo de Café e Própolis

Encontram-se em negociação com a Fapesp para licenciamento, via edital público, os seguintes pedidos:


PI 0207141-0 (Propriedades antitumorais do 1,5-Bis(4-Hidroxi-3-metoxi-fenil)-penta-1,4-dien-3-ona e seu procedimento de obtenção) e respectivo PCT (PCT nº 2003/00177),
PI 0602640-0
(Métodos de obtenção de penta-1,4-dien-3-onas e de cicloexanonas substituídas e derivados com propriedades antitumorais e antiparasitárias, processo para preparar 1,5-Bis-(Aril)-penta-1,4-dien-3-onas alquiladas e aciladas, processo para preparar 4-Nitro-3,5-diaril-cicloexanonas substituídas, processo para preparar 2,6-Dibenzilideno-4-nitro-3,5-diaril-cicloexanonas substituídas, processo para preparar uma mistura formada por quantidades determinadas dos compostos 1,5-Bis(4-hidroxi-3-metoxi-fenil)penta-1,4-dien-3-ona e 1,5-Bis(3-metoxi-4-acetoxi-fenil)penta-1,4-dien-3-ona, compostos e seus usos, composição farmacêutica, método terapêutico para tratamento dos Cânceres e composição sinérgica) e respectivo
PCT (PCT 2007/000175),e PI 0803375-7 (Compostos derivados de 4-hidroxi-3-metoxi-benzaldeído, processo de obtenção, composição farmacêutica, uso de um ou mais compostos) e respectivo PCT (PCT 2009/000375) – responsável prof. José Quincoces - PI 0006272-3 (Processo de identificação de tipagens da própolis brasileira) e PI 0105471-6 (PI 0105471-6 ) – responsável profa. Cristina Marcucci

Total de Produção do Programa por ano

2012
Produção cientifica e técnica  
Artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais18
Resumos e resumos expandidos publicados em anais de congresso11
Capítulos de livros 2
Produções técnicas


2011
Produção cientifica e técnica 86
Artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais14
Resumos e resumos expandidos publicados em anais de congresso 29
Capitulos de livros 4
Produções técnicas39


2010
Produção cientifica e técnica154
Artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais19
Resumos e resumos expandidos publicados em anais de congresso 44
Capitulos de livros 5
Produções tecnicas86


2009
Produção cientifica e técnica134
Artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais21
Resumos e resumos expandidos publicados em anais de congresso 30
Capitulos de livros 1
Produções tecnicas82


2008
Produção cientifica e técnica129
Artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais22
Resumos e resumos expandidos publicados em anais de congresso 14
Capitulos de livros 5
Produções tecnicas88


2007
Produção cientifica e técnica115
Artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais31
Resumos e resumos expandidos publicados em anais de congresso 0
Capitulos de livros 0
Produções técnicas84

Convênio

  1. TVD DENTAL LTDA  com sede em Pomedore, SC
  2. ANFARMAG – ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE FARMACEUTICOS MAGISTRAIS com sede em São Paulo, SP
  3. APIS NATIVA PRODUTOS NATURAIS INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA com sede em Araranguá, SC
  4. TÉ-GUARANI DO BRASIL LTDA com sede em Curitiba, PR
  5. UNIVERSIDADE DE GRANMA-UDG  com sede em Pelarejo, Cuba
  6. NATULAB LABORATÓRIO S.A. com sede em Santo Antonio de Jesus, BA
  7. BELFAR LTDA com sede me Belo Horizonte, MG
  8. NOVO MEL BIOTECNOLOGIA E ANÁLISES LABORATORIAIS LTDA com sede em Cotia, SP

Dissertações

Dissertações defendidas

NOMEORIENTADORDATA DA DEFESATITULO
Gustavo Alves Andrade dos SantosPaulo Celso Pardi13/10/2009Avaliação dos efeitos do tartarato de rivastigmina nas formas oral e transdérmica em pacientes com demência do tipo doença de alzheimer
Carina Agostinho RodriguesJosé Agustin Quincoces Suarez07/12/2009Estudo preliminar da estabilidade da 1,5 – bis (4-hidroxi-3-metoxifenil)-1,4 – pentadien – 3 – ona e do 4-[5-(4-hidrox-3-metoxifenil) – 3 – oxo – penta – 1,4 – dienil] – 2 – metoxi-fenolato de sódio
Reginaldo Pereira SantosJosé Agustin Quincoces Suarez01/02/2010Síntese de pentadienomas e análogos estruturais com potencial atividade biológica
Rafaela Astaruth Teixeira GamesMaria Cristina Marcucci Ribeiro08/02/2010Contribuição ao controle de qualidade de Maytenus ilicifolia
Luís Fernando Silva de OliveiraSergio de Mendonça04/03/2010Prospecção de novos produtos naturais e sintéticos bioativos com atividade antimicrobiana frente a Helicobacter pylori
Ivair Donizete GonçalvesPaulo Celso Pardi08/03/2010Avaliação da atividade analgésica e comportamental do composto fenólico DM1 em animais de experimentação
Fábio D'Abronzo de AmorimPaulo Celso Pardi10/03/2010Avaliação da toxicidade e da mutagenicidade "in vivo" do composto fenólico DM1 com atividade antitumoral comparado com produtos antimurais comerciais de referência
Carla Adriana Hartmann Viera MiyashiroCristina Eunice Okuyama19/03/2010Avaliação da atividade antioxidante e antiinflamatória do flavonóide rutina e derivados contendo metal de transição
Gilvan de Paula LeonardoClaudete Justina Valduga26/03/2010Validação de método bioanalítico, farmacocinética e biodistribuição do DM1 em camundongos
Leandro Galhardi PaezRegina Mara Silva Pereira26/04/2010Propriedades antioxidantes de cafés: considerações sobre a terapia antioxidante na epilepsia
Naiara Carvalho RodriguesNiraldo Paulino26/08/2010Estudo toxicológico pré - clínico agudo do extrato padronizado de própolis vermelha do brasil
Patricia Nancy Iser BamRenata Gorjão27/09/2010Modulação das vias de sinalização em células Jurkat (linfócitos t humanos) por ácidos graxos ômega-3 e esfingolipídios
Priscila VautierNiraldo Paulino27/01/2011Desenvolvimento farmacotécnico de cápsulas contendo mistura de extratos tipificados de própolis vermelha e verde
José Jardes da Gama BitencourtClaudete Justina Valduga11/02/2011Desenvolvimento de formulação para uso oral contendo os fármacos miltefosine e itraconazol para tratamento da leishmaniose.
Flavio Sussumu YasudaMaria Cristina Marcucci Ribeiro22/02/2011Desenvolvimento e controle de qualidade fisico-quimico e micromiológico do óleo medicamentoso de Calendula officinalis
Adilson Pinheiro de LimaCristina Eunice Okuyama22/02/2011Desenvolvimento, avaliação da estabilidade e da atividade anti-inflamatória do gel transdermico contendo extrato de Leonotis nepetaefolia
Valquiria Ferrazzini LozanoMarcia Regina Machado dos Santos25/02/2011Avaliação da atividade antiparasitária e efeito sinérgico de compostos cumarínicos comparados ao benznidazol em duas cepas de Trypanosoma cruzi
Carolina Passarelli GonçalvesJosé Agustin Quincoces Suarez25/03/2011Síntese de compostos com propriedades push-pull potencialmente bioativos
Francisco Carlos de AlcantaraRegina Mara Silva Pereira28/03/2011Síntese e caracterização de compostos de coordenação contendo metais de transição da primeira série
Italo Adelk Silva SouzaClaudete Justina Valduga 02/09/2011Síntese e caracterização de fenóis polifuncionais altamente conjugados
Rosa Andréia Nogueira LaisoPaulo Celso Pardi05/09/2011Mecanismos de citotoxicidade do composto fenólico polifuncional 4-formil-2-metoxi-fenolato de sódio (V6) em células tumorais e normais
Fernando Mateus ScreminNiraldo Paulino01/12/2011Cosméticos orgânicos : desenvolvimento e avaliação da estabilidade de emulsões acrescidas do extrato padronizado em flavonóides totais de Physalis angulata L.
Cristine Rose MiyazakiLuis Carlos Marques08/12/2011Avaliação psicofarmacológica de contron Echioides Baill (Euphorbiaceae)
Marcelo de Souza PintoLuis Carlos Marques08/02/2012Avaliação farmacognóstica dos Rizomas de Vernonia Cognata less. - Asteraceae
Ana Regina AlpiovezzaLuis Carlos Marques13/02/2012Avaliação farmacognóstica da droga vegetal Flores de Jasmim
Rodrigo Martins da RosaPaulo Celso Pardi16/02/2012Avaliação preliminar da citotoxicidade in vitro de meios de contraste associados a produtos naturais e sintéticos bioativos em cultura de celulas tumorais
Erik da Silva LimaPaulo Celso Pardi05/03/2012Avaliação in vitro da radiopacidade de produtos naturais e sinteticos bioativos e suas composições por tomografia computadorizada
Luis Carlos TrentoPaulo Celso Pardi06/03/2012Estudo exploratorio do uso de produtos naturais e sintéticos como meio de contraste para a radiologia convencional
Andreia Marques dos SantosMaria Cristina Marcucci Ribeiro12/12/2012Desenvolvimento de formulação cosmética a base de óleo de café e própolis tipificada,
Maéli Mósena Ferri CivaRegina Mara Silva Pereira26/02/2013Síntese, caracterização e avaliação do potencial antioxidante de complexos metálicos de diosmina
Janaína Gusmão RomeiroSusana Nogueira Diniz27/03/2013Avaliação da ação epigenética e da citotoxicidade de um derivado da curcumina veiculado em nanoemulsão lipídica em linhagens tumorais
Leticia Elias CasagrandeNiraldo Paulino12/12/2012Solução nasal a base de própolis tipificada para o tratamento de doenças do trato respiratório superior”
Alessandra Fagioli LimaClaudete Justina Valduga25/06/2012Desenvolvimento de uma nanoemulsão de uso tópico com itraconazol para dermatofitose de pele
Alessandra Mara da Silveira CappelaroClaudete Justina Valduga27/06/2012Desenvolvimento de nanoemulsão combinando os fármacos leishmanicidas miltefosina e fluconazol para uso oral
Tiago da Costa EndrigueMaria Cristina Marcucci Ribeiro27/06/2012Controle de qualidade e isolamento de marcadores de Solanum paniculatum, Remijea ferruginea, Erythraea centaurium e Jacaranda caroba
Carolina Montovam MonteiroNiraldo Paulino09/08/2012Desenvolvimento farmacotécnico e estudo de estabilidade de uma preparação de gel dental infantil contendo extrato de própolis verde tipificada
Daniel Artur Freitas de OliveiraCristina Eunice Okuyama11/09/2012Avaliação da rutina e rutina complexada com cobre(II) no perfil lipídico de ratos induzidos a hipercolesterolemia.
Denilton Silva CostaIsis Amaral Zainagli Avarti 12/12/2012 Controle de Qualidade entre lotes e validação de método por HPLC para determinação do teor de carvedilol em comprimidos disponíveis no mercado nacional
Maria Aparecida dos SantosClaudete Justina Valduga26/02/2013Validação de métodos bioanalíticos para análise e quantificação de um análogo de curcumina em plasma
Cristiano Ricardo dos SantosLuis Carlos Marques27/03/2013Estudo de aprimoramento tecnológico e avaliação biológica de óleo de Calendula officinalis l.

Revista Científica

Infraestrutura

Laboratórios

(C-48) Laboratório de Farmacologia Experimental - LAFE

Neste laboratório são realizados os seguintes experimentos, após aprovação do Comitê de Ética:
- Testes biológicos dos extratos vegetais e substâncias sintéticas em modelos comportamentais animais voltados a efeitos no sistema nervoso central.
- Avaliação da atividade antiinflamatória e analgésica de princípios ativos.
- Estudos de toxicidade animal e regressão tumoral.
- Avaliação da atividade antifúngica, antiparasitária e antibacteriana de substâncias bioativas em modelos animais.
Área: Possui uma área física de aproximadamente 150 m2, sendo este laboratório subdividido em oito salas para a execução de diferentes experimentos.

 

(C-125) Laboratório de Síntese Orgânica

 

Neste laboratório são sintetizados fenóis de origem natural e seus derivados sintéticos biologicamente ativos, empregando Condensações aldólica e Knoevenagel, reações de prenilação, rearranjo de Claisen, Vilsmeier-Haack, entre outras.Os compostos obtidos são purificados mediante recristalização, coluna cromatográfica, extração com diversos solventes e enviados a testes biológicos.

Área: possui 48,2 m2 de área com duas capelas de exaustão.

 

(C-126)  Laboratório de Síntese e Formulações

Neste laboratório são obtidos produtos de síntese e modificações estruturais de fármacos com a finalidade de desenvolver formulações a base de emulsões. A linha de trabalho está voltada para o desenvolvimento de novos produtos e formulações para tratamento do câncer e leishmaniose.

Área: Possui área total de 45,3 m2, com 13,5 m2 de bancada e uma capela de exaustão de 1,7 m de largura.

 

(C-121) Laboratório de Biomedicamentos

 

Laboratório destinado ao desenvolvimento de produtos. Também são realizadas atividades de controle de drogas vegetais.

Área: 26,4m2.

 

(C-116) Laboratório de Patologia Experimental

 

Laboratório destinado a avaliação morfológica de tecidos e células submetidas a tratamento por insumos químicos, naturais ou sintéticos, para avaliação da toxicidade.

Área: Possui uma área de 28 m2 e está dividido em três salas.

 

 

(G-519) Laboratório Microbiologia

Neste laboratório são realizados experimentos da avaliação da atividade biológica em modelos experimentais envolvendo microrganismos. Extratos vegetais, frações, compostos isolados, compostos sintéticos ou medicamentos são avaliados quanto a atividade antimicrobiana e fúngica. Insumos farmacêuticos também podem ser analisados quanto ao controle de qualidade microbiológico.

Área: O laboratório possui uma  área de  30 m2 e  11 m de bancadas de granito, armários embutidos.

 

(G-523) Sala de Balanças

Área: possui 6 m2, contendo 5 m de bancada de granito e armários embutidos com gavetas.

 

(G-527) Laboratório de Produtos Naturais

 

São realizadas pesquisas sobre o isolamento de princípios ativos e marcadores de plantas medicinais e apiterápicos, trabalha-se no desenvolvimento e validação de métodos analíticos aplicados à análise de produtos naturais, fitoterápicos e apiterápicos e são desenvolvidos estudos sobre a atividade antioxidante in vitro dos mesmos produtos naturais mencionados.

Área: O laboratório possui uma  área de  29,50 m2 e  10 m de bancadas de granito com armários embutidos e uma capela de exaustão de 1 m2 de área interna.

 

(G- 521) Sala de PCR

 

Sâo realizados ensaios de amplificação de sequências de DNA, tanto quantitativos quanto qualitativos.

(G- 521) Laboratório de Química de Coordenação

 

São realizadas sínteses de complexos de metais da primeira séries de transição  contendo produtos naturais como flavonoides e cumarinas com potencial farmacológico. Os complexos obtidos são avaliados quanto a sua estabilidade em diferentes pH´s e estudados seus potencial antioxidante.

Área: O laboratório de Química de coordenação possui uma área de 30 m2, 10 m de bancadas de granito, armários embutidos e uma  capela de exaustão com 1 m2 de área interna.

 

(G-525) Laboratório de Farmacologia Aplicada

Neste laboratório são realizados ensaios de avaliação in vitro com culturas celulares e atividades antioxidantes. Análises de materiais biológicos extraídos de animais de experimentação. Desenvolvimento e validação de metodologia analítica, em cromatografia, para a análise de fármacos em amostras biológicas, com finalidade de monitorização terapêutica e biodisponibilidade de medicamentos."

Área: possui uma área de 30m2, incluindo uma sala interna com 5 m2 para cultura de células (G-524  - Laboratório de Cultura de Células), 10 m de bancadas de granito, armários embutidos.

 

(G- 526) Laboratório de Biologia Celular  

Área: O laboratório possui uma  área de 30 m2, com 10 m de bancadas, armários embutidos e gavetas.

 (G-528) Laboratório de Biologia Molecular

 

Área: Em torno de 40 m2.

 

(G-530) Sala de  Microscopia

 

Nos laboratórios de microbiologia, biologia celular, biologia molecular, PCR, microscopia e farmacologia são realizados experimentos de avaliação biológica de princípios ativos em modelos celulares in vitro, como bactérias , parasitas, células normais e células tumorais, avaliando citotoxicidade e possível via de ação dos mesmos.

 

(G-517) Sala de lavagem e preparo de material

Área: possui 16 m2 de com bancada de granito de 2,5 m e duas pias.

(G-522) Sala de Instrumentação Analítica

 

São utilizados como suporte na análise e caracterização estrutural.

Área: possui 12,5 m2 de área , 7,5 m de bancadas de granito e armários embutidos com gavetas.

 

(G-513) Sala de reagentes controlados

 

Área: possui  5,5 m2 de área e 5m de bancada de granito.

Contato

Coordenação
Prof. Dr. Luis Carlos Marques
Unidade Maria Cândida - 5o Andar
R. Maria Cândida, 1813 - São Paulo – SP - CEP: 02071- 013
Telefones: +55 – 11-2967-9147 / 11-2967-9137
e-mail: luis.marques@aedu.com

Secretaria Geral da Pós-Gradução da UNIBAN
Unidade Maria Cândida - 4o Andar
R. Maria Cândida, 1813 - São Paulo – SP - CEP: 02071- 013
Telefones: +55 – 11-2967-9110 / 11-2967-9126
e-mail: secretariastrictosensu@anhanguera.com

Edital

Calendário

Mestrado Profissional em Farmácia

Inscrições: até 05 de Dezembro de 2014.

Prova: 06 de Dezembro de 2014.

Local: Rua Maria Cândida, nº 1813, Vila Guilherme, São Paulo-SP.

Telefones para informações: (11) 2967-9110, (11) 2967-9126

Matrículas: 11 de Dezembro de 2014 a 24 de Janeiro de 2015.

Resultado: 10 de Dezembro de 2014

Regulamento

Voltar a página anterior

Copyright© 2014 Anhanguera. Todos os direitos reservados.